Quem foi Hermes Trismegisto?

Quem foi Hermes Trismegisto?

Três Vezes Grande

Hermes Trismegisto é uma figura totalmente misteriosa que andou pela Terra. Muitos dizem que não era real, e que ele na verdade seria um conjunto de escribas que criaram a filosofia hermética e colocaram o nome de Hermes Trismegisto. É importante destacar que o hermetismo é uma filosofia e não uma religião.

Sendo ou não ser humano ou um anjo em forma de pessoa, um ser ascensionado que veio nos ensinar, o Hermes Trismegisto, o nome, representa o “Escriba dos Deuses”, o Três Vezes Grande.

“Hermes, o Escriba dos Deuses” é aquele que escreveu o que os deuses ditaram, ou seja, ele recebeu mensagem do alto, de uma dimensão superior e passou para os seres humanos. Então, ele é um mensageiro. E Trismegisto significa “três vezes Grande”. Por que “três vezes grande”? Uma das razões é porque Hermes dominou as três sabedorias: física, mental e espiritual.

Hermes é uma personalidade cheia de mistérios. Sua existência é ligada a várias figuras mitológicas. A origem da figura de Hermes Trismegisto teria surgido na Alexandria durante a Dinastia Ptolomaica (303 a.C. a 30 a.C.), onde a miscelânea da cultura helenística com a egípcia deu origem a dezenas de cultos, religiões e deidades interessantes. A princípio, a divindade helenística Hermes foi associada à divindade egípcia Thoth. Ambos eram inventores da escrita e deuses da magia, e também psicopompos, responsáveis por guiar as almas no além-vida. Assim, ao longo dos séculos, passaram a ser identificados um com o outro, a ponto de serem adorados juntos em alguns templos do Egito. Inclusive, Khmun, o centro egípcio de culto a Thoth, tornou-se conhecido como Hermópolis sob o domínio Ptolomeu.

Por causa disso, Hermes Trismegisto, lendário professor de magia e misticismo, provavelmente é fruto de uma sincretização humanizada de Hermes e Thoth, e seu legado é imenso.

Corpus Hermeticum

O chamado Corpus Hermeticum, uma coletânea de obras de cunho religioso e filosófico, é célebre e recebeu considerável atenção de eruditos e daqueles interessados pelo ocultismo. A maioria de seus 17 ou 18 textos provavelmente foi escrita no século II. Embora possa se constatar alguma influência egípcia no espírito pio e nas palavras dos escritores, o grosso da filosofia expressa é grega, em grande parte platonismo modificado por neoplatonismo e estoicismo. O pensamento cristão não é evidente; de fato, Agostinho condenou “Hermes, o egípcio, chamado Trismegisto” por idolatria e magia encontradas em alguns dos escritos.

Tábua Esmeralda

A Tábua de Esmeralda ou tábua esmeraldina é um texto críptico e compacto, tido em altíssima conta por alquimistas islâmicos e europeus como a pedra basilar de sua arte. Apesar de atribuído à lendária figura helenística de Hermes Trismegisto, as primeiras menções ao texto da Tábua de Esmeralda aparecem em diversas fontes árabes do início do período medieval, a mais antiga datando do fim do século VIII ou século IX. Foi traduzida para o latim várias vezes nos séculos XII e XIII, seguindo-se inúmeras interpretações e comentários.

Alquimistas medievais e do início da era moderna associaram a Tábua de Esmeralda à criação da pedra filosofal e à produção artificial de ouro.

Hermetismo

O Hermetismo é um conjunto de crenças filosóficas e religiosas baseadas, sobretudo, nos escritos atribuídos a Hermes Trismegisto. A doutrina geralmente remonta à Alexandria dos primeiros séculos da Era Cristã, onde unificou elementos do misticismo judaico-cristão com a filosofia helenística e crenças do ocultismo egípcio, resultando em uma tradição mista que se provou tão persuasiva quanto duradoura, visto que tanto eruditos muçulmanos no início da Idade Média, quanto intelectuais europeus no raiar do Renascimento debruçaram-se sobre seu estudo. Particularmente, a noção de que o universo opera com base em princípios ordenados – neste caso, representados como vibrações cósmicas na substância do Todo – foi instrumental não só para o ocultismo ocidental, mas também para o desenvolvimento do método científico moderno. Tal conexão pode ser vista de modo ainda mais contundente nos tratados de hermética e alquimia escritos por alguns dos mais influentes pensadores de suas respectivas eras, incluindo Giordano Bruno, John Dee, Francis Bacon e Isaac Newton.

O Caibalion

O Caibalion é uma compilação de ensinamentos herméticos. Essas doutrinas são baseadas em princípios originalmente explicados por Hermes Trismegisto. O Caibalion fornece uma Chave-Mestre para os alunos desbloquearem os ensinamentos fundamentais e básicos da filosofia esotérica. Há sete princípios herméticos em que toda a filosofia se baseia. Juntos, esses sete princípios constituem uma explicação das leis básicas que se aplicam a toda a criação.

Quer saber mais sobre o livro O Caibalion, quem foi Hermes Trismegisto, quais são as sete leis herméticas e como ser um verdadeiro alquimista mental, capaz de realizar a transmutação mental? Todas essas respostas estão no curso Escola do Alquimista.

Transforme sua realidade agora, tornando-se um Iniciado. Para mais detalhes, clique aqui.

 

Fonte:

BARNES, Matthew. The Emerald Tablet 101: a modern, practical guide, plain and simple. Edição do autor. E-book Kindle.

GOODRICK-Clarke, Nicholas. The Western Esoteric Traditions: A Historical Introduction. Oxford Scholarship Online. Disponível em: <https://oxford.universitypressscholarship.com/view/10.1093/acprof:oso/9780195320992.001.0001/acprof-9780195320992-chapter-2>. Acesso em: 22 mar. 2021.

The Editors of Encyclopaedia Britannica. Hermetic writings. Britannica. Disponível em: <https://www.britannica.com/topic/Hermetic-writings#ref1199>. Acesso em: 22 mar. 2021.

TRÊS INICIADOS. O Caibalion. Pensamento: São Paulo, 2019.