Mestre e Iniciado

O que é um Iniciado?

Na antiguidade, quando uma pessoa queria entrar em algum estudo espiritual, ela precisava se adentrar nos Templos específicos, que se aprofundavam em questões espirituais.

A grande população era sempre voltada em adoração por vários ídolos como chamavam na época.

Mas nos Templos, existia uma ideia da unidade permeando a diversidade, que seria uma só causa permeando a tudo e a todos. Somente uma Luz, um Poder maior chamado de O Todo. E que cada cultura da época chamava por um nome diferente, e que para nós seria Deus.

Quando um estudante quisesse se aprofundar na jornada espiritual, ele era passado por várias avaliações, pelos mestres daquele templo, para saber se tinha condições e profundidade para receber tamanha grandiosidade do conhecimento espiritual.

Os mestres entendiam e acreditavam que as informações espirituais que passariam, era a coisa mais profunda que existia.

E que não deixa de ser uma atualidade, para quem hoje busca o conhecimento oculto e hermético e queira mudar realmente a sua vida. Algo profundo e transformador.

E os mestres da época faziam isso porque diziam que uma coisa profunda não poderia caber em mente errada, um amor imenso não cabe em um coração medíocre, e o teste era para saber o quão de profundidade tinha naquele que desejava se tornar um iniciado.

Então o iniciado era passado por um conjunto de provas, que tinha por nome de Iniciação, passaria por avaliação se mostrando sem medo nenhum do invisível, porque um iniciado jamais poderia ter medo do invisível, tendo que viver várias experiências, e mostrando seu caráter.

Se passasse então seria aceito e iniciado ao conhecimento dos temas espirituais, até alcançar um grau de mestrado, onde seria chamado mestre e podendo então iniciar outra pessoa.

Mas hoje em dia através de livros iniciáticos, herméticos, pode-se obter um conhecimento sobre o que era oculto, o chamado ocultismo, e se houver um interesse sincero haverá também um conhecimento profundo e com muito estudo e preparação a pessoa será um iniciado estudando o hermetismo.

Mas esse estudo e essa busca espiritual requerem uma preparação profunda para receber toda a informação necessária que levará o iniciado a um autoconhecimento a uma transformação.

É preciso estar aberto para aprender o que ainda não sabe, com intensidade e profundidade, e o verdadeiro estudante, interessado em mudanças nunca dirá que já sabe, porque ele reconhece que quanto mais receber conhecimento, mais sua mente expandirá.

Para saber qual é o dever de um iniciado, tem um texto do livro Iniciático:  O Caibalion que diz:

“Se fordes verdadeiros estudantes podereis compreender e aplicar estes princípios; se não fordes deveis vos desenvolver, porque de outra maneira os preceitos herméticos serão somente palavras, palavras, palavras!”

Isso significa ser dever do estudante estudar os preceitos e se não forem compreendidos com profundidade, necessita de mais preparação.

E para estudar esses livros requer uma preparação, uma imensa vontade de mudança, um querer se libertar de crenças e paradigmas.

Porque livros iniciáticos tem conhecimentos ocultos escondidos nas entrelinhas, por isso, o nome de iniciático.

Seja um iniciado, e estude o hermetismo, porque quando entender realmente o que é conseguirá transformar a sua vida a ponto de nos olhos das pessoas pensarem que aconteceu uma mágica, houve uma magia, mas nada mais é que a sua compreensão e entendimento sobre as Leis que regem o Universo.

Lúcia CostaLúcia Costa

EU Sou…um ser em construção para muito melhor, em busca do autoconhecimento. Estudante e praticante de tudo que agrega compreensão, entendimento e sabedoria que possa me envolver numa conexão com meu Eu Superior, Minha Centelha Divina, O Deus em mim…O Todo.