Ano Novo

Preparação para o Ano Novo

A virada do ano é sinônimo de renovação. Acreditamos que junto do ano que se encerra, deixamos para trás tudo de negativo e com o início de um novo ano, temos a oportunidade de mudar e recebemos de presente 365 dias novinhos em folha para tirarmos nossas metas do papel e colocá-las em prática ()…

Mas você sabe onde surgiu a tradição de comemorar o Ano Novo?

As primeiras festividades em homenagem à chegada de um novo ano de que se tem registro remontam a 4.000 anos, na antiga Babilônia. Para os babilônios, a primeira lua nova seguinte ao equinócio de outono – o dia do final de março com a mesma quantidade de horas de luz solar e de escuridão – anunciava o início de um novo ano.

Eles celebravam o acontecimento com uma grande festa religiosa chamada Akitu (que deriva da palavra sumeriana para “cevada”) que abrangia um ritual diferente para cada um de seus 11 dias. Além do ano novo, Akitu celebrava a mítica vitória de Marduque, deus babilônio do céu, contra Tiamat, a cruel deusa dos mares, e servia a um importante propósito político: durante essa época do ano, um novo rei era coroado ou o mandato divino do atual governante era simbolicamente renovado.

O Ano Novo em outros povos

Por toda Antiguidade, civilizações ao redor do mundo desenvolveram calendários cada vez mais sofisticados, vinculando, em geral, o primeiro dia do ano a um acontecimento da agricultura ou da astronomia. No Egito, por exemplo, o ano começava com a cheia anual do Nilo, que coincidia com a ascensão da estrela Sirius.

Na China, o primeiro dia do ano, por sua vez, ocorria na segunda lua nova após o solstício de inverno. Essa celebração até hoje é amplamente comemorada ao redor do mundo, e até em alguns lugares do Brasil a festa do ano novo chinês é comemorada.

Para os celtas, o solstício de inverno é o começo do “ano novo”. Solstícios são acontecimentos celestiais da natureza e, como o solstício de inverno marca o “estágio de crescimento” do Sol na Roda do Ano (o modelo de calendário adotado pelos celtas).

Já em Roma…

A fim de realinhar o calendário romano com o Sol, Júlio César precisou adicionar 90 dias ao ano de 46 a.C. quando ele introduziu seu novo calendário juliano.

O antigo calendário romano consistia em 10 meses e 304 dias, com cada ano novo começando no equinócio vernal; segundo a tradição, foi criado por Rómulo, fundador de Roma, no século VIII a.C. Um rei posterior, Numa Pompílio, o segundo rei de Roma, teria adicionado os meses de Januarius e Februarius. Ao longo dos séculos, o calendário perdeu a sincronia com o Sol e, em 46 a.C., o imperador Júlio César decidiu resolver o problema, consultando os astrônomos e matemáticos mais proeminentes de seu tempo. Ele introduziu o calendário juliano, que se assemelha muito ao calendário gregoriano mais moderno, utilizado pela maioria dos países na atualidade.

Como parte da reforma, César instituiu 1º de janeiro como o primeiro dia do ano, em parte, para homenagear o homônimo do mês: Janus, deus romano dos começos, cujas duas faces o permitiam olhar para o passado e para o futuro. Os romanos celebravam a data, ofertando sacrifícios a Janus, trocando presentes entre si, decorando as casas com galhos de louro e participando de festas ruidosas.

Na Europa medieval, lideranças cristãs substituíram temporariamente o 1º de janeiro como o primeiro dia do ano por datas com mais significado religioso, como 25 de dezembro (aniversário do nascimento de Jesus) e 25 de março (a Festa da Anunciação); o Papa Gregório XIII restabeleceu o 1º de janeiro como o dia do ano novo em 1582.

Renovando as energias e os pensamentos para o Ano Novo

Todo fim de ano a vida nos dá uma nova oportunidade de recomeçar. Esta é a sensação que temos quando essa época do ano chega. Somos totalmente envolvidos nessa energia de mudança que toma conta do planeta.

Que tal aproveitar e fazer uso consciente dessa energia de mudança ao seu favor? Para te ajudar a fazer isso preparei uma sugestão de programação que você pode seguir até o fim do ano e se preparar para receber o novo ano que entra.

  1. Faça uma faxina geral na sua casa: Limpe bem a casa e mude alguns móveis de lugar. Quando fizer isso, tenha em mente que você está arrumando tudo para receber o novo ano como um hóspede de honra. Além disso, essa atitude vai evidenciar a sensação positiva de renovação, limpeza e mudança.
  2. Faça doações: Faça uma separação de roupas, sapatos, e itens em geral que você já não precisa ou não usa mais. Essa atitude, além de altruísta, vai te ajudar a abrir espaço para receber as novidades da vida que o novo ano trará.
  3. Agradeça: Separe alguns minutos do seu dia para fazer uma lista, por escrito, das coisas pelas quais você gostaria de agradecer neste ano que se encerra. Este exercício te ajudará a encerrar o ciclo do ano velho e a começar o ano novo cheio de gratidão.
  4. Escreva para alguém: Escreva uma mensagem para pelo menos 3 pessoas que te ajudaram de alguma forma nesse ano. Diga o quanto agradece e lhes deseje um feliz ano novo.
  5. Banho energético: Prepare em uma banheira ou bacia, uma mistura de água morna com sal grosso (ou sais de banho), uma colher de amido de milho, uma pitada de canela em pó e pétalas naturais de 1 rosa vermelha. Com essa mistura, banhe-se do pescoço para baixo. Enquanto estiver se banhando, mentalize a água limpando e levando pelo ralo tudo aquilo que você quer deixar para trás. Os ingredientes desse banho simbolizam: a água, limpeza. O sal proteção energética. O amido de milho, purificação. A canela em pó, atração para prosperidade e as pétalas de rosas vermelhas simbolizam a polaridade positiva da vida.
  6. Carta para seu Eu do futuro: Este ritual é melhor ser feito de manhã cedo ou a noite antes de dormir, pois você precisa separar um tempo para ficar sozinho e com calma. Melhor ainda se puder fazer uma rápida meditação antes para acalmar os pensamentos e elevar a vibração. Pegue um papel e um envelope. No papel, escreva uma carta para o seu Eu do futuro. O seu Eu que vai abrir essa carta no dia 31 de dezembro de 2021. Escreva como se você já soubesse de tudo o que vai acontecer no ano de 2021. Pode fazer os relatos com riqueza de detalhes e muita emoção. Quando terminar, coloque o papel no envelope e escreva: “Abrir somente em 31 de dezembro de 2021”. Guarde a carta em um local onde nem você costuma frequentar, por exemplo, no fundo de uma gaveta de roupas.
  7. O Pote da Prosperidade: Separe um pote de vidro que nunca foi usado (pois os objetos guardam memórias e absorvem as energias do ambiente de seus donos), portanto, para esse ritual de ano novo você vai precisar de um pote de vidro novo para colocar a sua energia nele. No pote, vá colocando em camadas deixando a decoração bem bonita, use sua criatividade! Coloque uma camada de sal grosso (ou sais de banho) e vá completando o pote com camadas de grãos diversos da sua preferência e acesso, como: feijão, arroz, milho de pipoca, grão-de-bico, lentilhas, etc. Depois, complete com canela em pau. O sal grosso simboliza a proteção energética, os grãos simbolizam a fertilidade, a multiplicação e a abundância, e a canela simboliza a atração de prosperidade. Quando estiver montando o pote tenha em mente o significado de cada elemento e vá mentalizando um ano novo cheio de prosperidade e realizações financeiras para você e sua família. Quando concluir a montagem agradeça por tudo o que você já tem até aqui e também agradeça, como se já fosse real, a abundância que 2021 vai trazer. Deixe o pote enfeitando sua cozinha o ano inteiro.
  8. Canela em pó: Faça essa simpatia todo dia 1º de cada mês para atrair sorte, fartura, saúde e abundância para a sua casa, negócio ou trabalho. Coloque aproximadamente 3 dedos de canela em pó (10 g) na palma da sua mão direita e vá para a porta de entrada do local. Mentalize que todas as pessoas daquele imóvel estão cheias de sorte, fartura, saúde e abundância. Em seguida, diga: “Quando essa canela eu soprar, a prosperidade aqui irá adentrar. Quando essa canela eu soprar, a fartura virá para ficar. Quando essa canela eu soprar, a abundância aqui irá morar!” Em seguida, assopre a canela de fora para dentro observando a energia vibrante do seu sopro, firmando as boas energias.
  9. Pé quente: De acordo com a sabedoria oriental, as energias cósmicas adentram o nosso corpo por meio dos pés. Então, que tal começar o ano com o “pé quente” e atrair dinheiro para 2021? Para isso acontecer, passe o réveillon com uma nota de dinheiro no sapato do pé direto (pode ser qualquer valor), dessa forma, você garante que mais riqueza seja atraída para a sua vida.
  10. Cores mágicas: Cada cor tem sua própria energia e influencia nossa vida. Na virada do ano, vista-se com as cores de tudo o que quer atrair e utilize o poder mágico das cores para potencializar seus desejos para o próximo ano! O significado de cada cor é:

Amarelo: Cor da riqueza, concentração e produtividade. Estimula o raciocínio, sabedoria e o intelecto, além atrair dinheiro e contribuir para o sucesso nos estudos e no trabalho.

Azul: Cor da calma e da espiritualidade. O azul ajuda a mente e o corpo estarem mais relaxados, além de auxiliar na conexão com a Centelha Divina.

Branco: Cor da paz, iluminação e perfeição. O branco é junção de todas as cores quando elas são iluminadas. É a cor mais tradicional para usar na passagem de ano, já que remete ao sentimento de paz, sorte, pureza e renovação.

Cinza: Cor da discrição, já que não chama a atenção. O cinza auxilia no autocontrole, juízo e austeridade.

Dourado/Prateado/Bronze: Esses tons metálicos também representam a riqueza. Utilize peças/acessórios metálicos para atrair dinheiro para o próximo ano.

Laranja: Cor da prosperidade. Ativa a força, coragem, determinação e superação dos medos.

Marrom/bege: Cores da segurança e confiança. Os tons terrosos reafirmam a ligação com a terra, trazendo a sensação de serenidade e paciência.

Preto: Cor da liberdade, elegância e do mistério. O preto atrai a independência e determinação para concretizar o que se deseja.

Rosa: Cor do afeto e harmonia. O rosa desperta a energia do amor e do perdão.

Roxo/Índigo: Tons da intuição e expansão da consciência. Essas duas cores estimulam a intuição, expandem a consciência e facilitam a compreensão das situações da vida.

Verde: É a cor da saúde e serenidade. Utilize tons de verde se deseja atrair equilíbrio, bem-estar e manter o bom funcionamento do corpo.

Vermelho: Cor da paixão, sedução, sensualidade e poder. O vermelho é uma cor vibrante e estimulante. Auxilia na confiança e atrai à atenção das pessoas. Use tons de vermelho para atrair um novo amor ou intensificar o atual relacionamento amoroso. Além disso, o vermelho ajuda na convicção para conquistar o que se deseja.

Violeta: Cor da autoridade e do autoconhecimento. O tom violeta promove as mudanças desejadas na vida, além de auxiliar no equilíbrio mental.

 

***

Fontes:

History.com Editors. New Year’s. History Channel. Disponível em: <https://www.history.com/topics/holidays/new-years#:~:text=The%20earliest%20recorded%20festivities%20in,start%20of%20a%20new%20year>. Acesso em: 26 nov. 2020.

National Geographic. What Month Begins the New Year? National Geographic. Disponível em:
< https://video.nationalgeographic.com/video/00000151-f415-db6c-a9f9-fff53c910000>. Acesso em: 26 nov. 2020.