O que é Atma?
Atma é um termo sânscrito que significa “aquilo que respira”. No início da literatura védica, o conceito de Atma foi identificado como a respiração (prana). Uma vez que a respiração é vital para manter a vida no corpo e o funcionamento dos órgãos, ela é considerada a principal força que comanda o corpo. Na literatura védica, o Eu é identificado como o Senhor (Isvara) e a respiração como a Divindade (Vayu).
De acordo com o Hinduísmo e as várias escolas, como Samkhya e Yoga, cada ser possui um Eu (Atma) e um não-Eu (Anatma). O Eu permanece escondido no corpo (o não-Eu), que é composto pelas finitas realidades (tattvas) da natureza, como: os sentidos, a mente, o ego, etc. E pode conter corpos grossos e sutis ou apenas corpos sutis.
Já o Janaísmo, uma das religiões mais antigas da Índia, acredita que os Atmas (almas) são diferenciados pela forma, pelo tamanho e possuem materialidade. Algumas almas são extremamente pequenas, enquanto outras que residem em animais grandes, como os elefantes, são bem maiores. O destino das almas está sujeito à transmigração, mas as almas livres conhecem e residem no reino mais alto do Universo.
O conceito hindu de Si Mesmo é diferente do conceito cristão de alma. A alma cristã é sutil, mas tem qualidades e até um nome e uma forma. Elas são identificáveis pelas personalidades individuais até o dia do Julgamento Final.
No Hinduísmo, o Eu em seu estado ilimitado é puro, eterno e sem qualidades, prosperidade ou individualidade. No estado puro como o da alma livre, é indistinguível de outros seres. No entanto, no estado encarnado ou no estado vinculado tem corpos grosseiros e sutis, e na alma cristã é identificável.
O conceito de Atma também pode ser entendido como a Centelha Divina que faz parte da essência de cada pessoa, ou seja, a porção do Todo, a Fonte Criadora que carregamos em nossa alma.
Se você se interessou pelo tema Atma e quer ler mais sobre a Centelha Divina, indico os seguintes autores: Nisargadatta Maharaj, Ramana Maharshi, Papaji, Lester Levenson, Mooji e Eckhart Tolle. Além disso, você pode saber mais sobre o assunto consultando os ensinamentos da filosofia Advaita Vedanta.
Boa leitura!
Fontes:
KISHORE, Nanda. Vedas,Upanishads,Bhagvadgita on the Atma. Speakingtree.In. Disponível em:
<https://www.speakingtree.in/allslides/vedas-upanishads-bhagvadgita-on-the-atma>. Acesso: 10 mar. 2021.
SANTORO, André; SARTORELLI, André Victor. Os Vedas: um livro aberto. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/historia/os-vedas-um-livro-aberto/>. Acesso: 10 mar. 2021.
SARAO, K. T. S. Anātman. Oxford Bibliographies. Disponível em: < https://www.oxfordbibliographies.com>.
Acesso: 10 mar. 2021.
Fundadora do Canal Temporariamente Humana
May Andrade, é formada em Letras e apaixonada pela arte de ensinar. Estudou Cabala Judaíca pelo Kabbalah Centre em Los Angeles-CA, EUA. Também estudou Coaching e Quebra de Paradigmas com Bob Proctor pelo Proctor Gallagher Institute nos EUA. Dedicada aos estudos de Física Quântica, Filosofia, Metafísica, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.