Não consigo visualizar, e agora?
Tenho dificuldades em formar imagens mentais. Não consigo visualizar nada.
Como faço para visualizar, imaginar algo? Só consigo me visualizar em terceira pessoa…
Em virtude desses e de outros comentários recebidos, sobre a dificuldade que algumas pessoas têm em visualização, nós da Equipe Temporariamente Humana tivemos a iniciativa de ir buscar mais informações a respeito dessa condição, para poder informar as Centelhas com mais precisão e sobre como encontrar uma maneira para poder se ajustar nessa condição. Inclusive, foi feita uma pesquisa científica com um resultado satisfatório sobre o assunto.
AFANTASIA é o nome que se dá para a incapacidade de visualizar imagens mentalmente.
Segundo pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Exeter, na Inglaterra, pessoas que sofrem de afantasia nascem com o chamado olho da mente cega. Na prática, isso significa que ocorrem falhas em áreas do cérebro responsáveis pela geração de imagens a partir da memória.
Uma condição que afeta cerca de 2,5% da população mundial. Esse assunto foi descrito no início do século XIX, mas nunca foi estudado. Em 1880 foi publicado pela primeira vez um artigo escrito por Francis Galton sobre imagens mentais, relatando que além de observar que as pessoas experimentam vários graus de vivacidade ao descrever suas imagens mentais visuais, relatou também que algumas pessoas não experimentaram nenhuma imagem visual.
Mas foi somente em 2015 que houve um interesse renovado pelo fenômeno e a partir de um estudo foi introduzido esse termo, afantasia.
Você que passa por esse desconforto, saiba que não está só, muitas pessoas com grandes talentos também não conseguiam visualizar mentalmente e provou que isso não é uma barreira para a realização de seus sonhos rumo ao sucesso.
Edwin Catmull é um cientista da computação gráfica e ex-presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios, afirma que não consegue formar imagens mentalmente e que tem afantasia. E através de pesquisas descobriu que alguns dos melhores animadores do mundo também apresentam esta condição.
O vencedor do Oscar Glen Keane, criador da personagem Ariel (A Pequena Sereia), também não produz imagens visuais e afirma que nunca conseguiu visualizar.
E segundo Edwin Catmull afirma que Glen Keane é verdadeiramente extraordinário, é um dos melhores animadores da história feita à mão.
Embora tudo isso seja um fato comprovado, não significa, na verdade, que quando uma pessoa não consegue visualizar ela seja portadora de afantasia, pode ser que esteja passando por períodos turbulentos, momentos depressivos, vivendo na apatia, ansiosa e estressada e encontra sim, uma dificuldade maior de visualizar algo.
Seja qual for a condição no momento que te impeça de usar a visualização criativa como uma ferramenta de co-criação através da Lei da Atração, existem algumas técnicas e exercícios que podem substituí-la nesse processo de forma muito eficaz.
A técnica da Carta Mágica, onde a pessoa escreve como seria sua vida perfeita, escreve com riqueza de detalhes e vai lendo ao longo do dia.
O quadro de visualização usando imagens, comentado no filme O Segredo, que, ficou muito famoso. Nesse quadro coloca fotos parecidas com seu desejo.
Caderno da Gratidão, neste caderno escreve agradecendo por aquilo que deseja ter como já realizado.
E a Caixinha dos Sonhos, prepara uma caixinha bem bonita, e procure fotos que condiz com seus desejos e sonhos, coloque todo o sentimento e emoção nessas fotos e coloque na caixinha.
Em qualquer exercício ou técnicas feitas intensifique seus sonhos acreditando na realização e sentindo toda a verdade desse sonho acontecendo, pois, com certeza a sua Centelha Divina está procurando o caminho de menor resistência para transformar seu pedido em realidade.
Deixo aqui o link para assistir o vídeo O Segredo da Caixinha Mágica dos Sonhos, e aprender na íntegra como praticar esse exercício:
E a fonte de todas as pesquisas realizada:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-47866082
https://www.ecycle.com.br/afantasia/amp/
Temporariamente Humana
–
Lúcia Costa
EU Sou…um ser em construção para muito melhor, em busca do autoconhecimento. Estudante e praticante de tudo que agrega compreensão, entendimento e sabedoria que possa me envolver numa conexão com meu Eu Superior, Minha Centelha Divina, O Deus em mim…O Todo.
Fundadora do Canal Temporariamente Humana
May Andrade, é formada em Letras e apaixonada pela arte de ensinar. Estudou Cabala Judaíca pelo Kabbalah Centre em Los Angeles-CA, EUA. Também estudou Coaching e Quebra de Paradigmas com Bob Proctor pelo Proctor Gallagher Institute nos EUA. Dedicada aos estudos de Física Quântica, Filosofia, Metafísica, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.