Ho'oponopono

Ho’oponopono: O que é?

Ho’oponopono é um dom profundo que nos permite desenvolver um relacionamento funcional com a Divindade interior e aprender a pedir que, em cada momento, os nossos erros de pensamento, palavras, feitos ou ações sejam purificados. O Processo diz essencialmente respeito à liberdade em relação ao passado.

Essas são palavras de Morrnah Nalamako Simeona, a criadora de Ho’oponopono. Essas palavras estão em destaque no livro Limite Zero de Joe Vitale!

Para uma melhor compreensão deste artigo, assista esse vídeo:

Escrito em parceria com o Terapeuta e Ph.D. Ihaleakala Hew Len, que recebeu treinamento de Morrnah em novembro de 1982, permaneceu ao seu lado por uma década. A partir disso, vivenciou curas surpreendentes através da técnica. Uma delas, estando no Havaí em um hospital, foi curar uma ala inteira de infratores de alta periculosidade com doenças mentais, sem interagir uma palavra sequer com eles. Somente aplicando as quatro frases e quando analisava o registro de cada paciente ele sentia alterações em seu humor e percebeu que conseguia curar os prisioneiros como curava a si próprio.

Joe Vitale afirma que o Ho’oponopono é uma técnica capaz de remover os obstáculos mentais que bloqueiam o caminho, deixando a mente livre para encontrar maneiras novas e inesperadas de obter o que se deseja.

Ho’oponopono não é, e nem está associada a nenhuma religião, e também não importa se você faz parte de alguma denominação, mas tem por filosofia que, tudo o que se manifesta em nosso mundo externo é um reflexo de nosso mundo interno. Ou seja, nós mesmos que criamos nossa realidade, a consciência criando a matéria e situações, assumindo inteiramente que tudo o que acontece ao nosso redor, o que sentimos, vemos, pessoas que atraímos, são influências do nosso eu interior projetado externamente.

May Andrade diz que essas quatro frases “Eu sinto muito! Por favor, me perdoe! Eu te amo! Sou grato!” vão muito além do que imaginamos. Elas por si só já tem muito poder, despertando emoções, constatadas por muitos que praticam essa técnica. É muito importante entender que Ho’oponopono se baseia em cura, na transmutação das memórias, porque todos nós somos perfeitos, somos puros, somos amor, a Essência da Fonte Criadora que emanou todas as consciências que hoje aqui estão vivendo temporariamente humanas.

E que imperfeito são as memórias! Os pensamentos que escolhemos alimentar causam todos os dilemas que vemos e vivenciamos aqui na terra, e estão sendo revividos.

E diz mais ainda, que quando entendemos isso, o Ho’oponopono faz sentido, porque entra como uma ferramenta de cura, limpando as memórias. Que podem ser curadas, tratadas através desta oração, para resolver problemas, conflitos com outra pessoa ou estar passando consigo mesmo.

Antes de iniciar a oração é preciso se colocar totalmente responsável pelas manifestações que acontecem em sua vida. Quando sentir a responsabilidade e assumi-la, ore assim:

“Divindade em mim, sinto muito, por favor me perdoe pelo que está acontecendo dentro de mim que se manifesta como este problema.

Eu assumo cem por cento da responsabilidade por este problema e me arrependo de ter alimentado em mim os pensamentos incorretos e memórias imperfeitas que causaram o problema para mim e para: (diga o nome da pessoa envolvida).

Sinto muito, por favor me perdoe, sou grato, te amo!

Divino Criador, limpa em mim as memórias imperfeitas que compartilho com: (diga o nome da pessoa). Peço que transmute, limpe e esvazie, preenchendo o espaço com amor e pura luz. Sinto muito, por favor me perdoe, sou grato, te amo!”

Anote essa oração, e repita-a, quantas vezes for necessário. Assumindo uma postura ativa, e não passiva, sentirá o Sagrado que há em você e a transmutação acontece. Irá sentir a Paz do Divino invadindo seu coração.

A Paz Divina que tudo transcende.

A Paz do Eu!

Lúcia CostaLúcia Costa

EU Sou…um ser em construção para muito melhor, em busca do autoconhecimento. Estudante e praticante de tudo que agrega compreensão, entendimento e sabedoria que possa me envolver numa conexão com meu Eu Superior, Minha Centelha Divina, O Deus em mim…O Todo.